Versão juvenil da Constituição

Você sabia que tem uma versão juvenil da Constituição Federal

Com uma linguagem mais simples e didática, adaptada do texto original da Carta Magna, a narrativa da obra é feita por três adolescentes, que abordam os direitos e os deveres do cidadão. Os personagens, Henrique, Danilo e Júlia, seguem em uma aventura pelo País, procurando entender o papel do Estado e a relação com o cidadão. São 24 temas, divididos por capítulos, com explicações diretas e simples.

Voltada para jovens de 12 a 15 anos do ensino médio, a Constituição em Miúdos 2 se aprofunda nas conquistas sociais garantidas com a Constituinte de 1988 e, ao mesmo tempo, trata de mudanças importantes no texto constitucional, como a reforma trabalhista. Com linguagem didática e divertida, a obra conta com muita ilustração e passa importantes noções de cidadania.

A Constituição em Miúdos foi lançada pela primeira vez em maio de 2015, e trazia uma abordagem inédita da Constituição Federal a partir da visão do jovem, numa linguagem fácil e inclusiva. A obra nasceu de uma parceria da educadora mineira Madu Macedo, da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Pouso Alegre – MG, e o Senado Federal.

O primeiro volume foi um sucesso, sendo reimpresso em vários estados e, agora, soma-se a ele o segundo volume, que relembra os conteúdos do livro anterior, mas inova ao apresentar temas diferentes para reflexão, proporcionando o entendimento das conquistas sociais e históricas impressas na Constituição de 1988 e as complexas relações jurídicas, orçamentárias e institucionais dela derivadas.

As Eleições, os Três Poderes e a Previdência Social são exemplos de assuntos abordados no livro. Para facilitar o entendimento, estão disponíveis para o leitor um sumário da Constituição e um glossário com significado de termos técnicos. Ao final da publicação, há também um quadro-resumo que facilita a revisão e a consulta de alunos e professores.

A Constituição em Miúdos 1 e 2 tornaram-se acessíveis por meio de domínio público, integrando o acervo digital do Senado Federal, e podem ser baixadas, gratuitamente, no endereço – http://livraria.senado.leg.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *